Trump diz que avaliava que um "maravilhoso diálogo" estava em construção entre ele e Kim e que "algum dia" espera ainda encontrá-lo - AFP/SAUL LOEB/Ed JONES
Trump diz que avaliava que um "maravilhoso diálogo" estava em construção entre ele e Kim e que "algum dia" espera ainda encontrá-loAFP/SAUL LOEB/Ed JONES
Por AFP

Estados Unidos - O presidente americano Donald Trump anunciou nesta quinta-feira que a esperada cúpula entre ele e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, será no dia 12 de junho, em Singapura. O anúncio foi feito pelo Twitter.

"Vamos fazer com que seja um momento especial para a paz mundial!", ressaltou Trump em sua mensagem. O anúncio é feito depois que Pyongyang libertou três cidadãos americanos que estavam detidos na Coreia do Norte.

Trump e sua esposa Melania receberam na madrugada desta quinta-feira os três americanos libertados por Pyongyang, uma imagem carregada de simbolismo nas semanas prévias a seu encontro com Kim Jong-un.

 

Donald e Melania Trump cumprimentam os três americanos recém-libertados da Coreia do Norte: Kim Dong Chul, Kim Hak-song e Tony Kim - Mark Wilson/Getty Images/AFP

Pouco antes das 3h locais (4h em Brasília), o presidente e a primeira-dama subiram a bordo do avião, no qual os três homens acabavam de chegar à base aérea de Andrews, perto de Washington.

"Queremos expressar nossa profunda gratidão para com o governo dos Estados Unidos, o presidente Trump, o secretário Pompeo e o povo americano por nos trazerem de volta para casa", afirmaram os três ex-detentos em um comunicado transmitido pelo Departamento de Estado enquanto viajavam para Washington.

Ao serem questionados em seu desembarque sobre como haviam sido tratados na Coreia do Norte, Kim Dong-chul respondeu, com a ajuda de um intérprete: "Nós fomos tratados de maneiras muito diferentes. No meu caso, fiz muitos trabalhos forçados. Mas quando fiquei doente, me atenderam".

Pyongyang concedeu uma "anistia" aos três, afirmou um funcionário americano.

"Foi lindo da parte deles liberá-los antes do encontro. Francamente, não pensamos que isto iria acontecer. E aconteceu", disse o presidente americano.

Depois da libertação, Trump conversou com seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, dizendo-lhe esperar que isso tenha um impacto positivo na reunião com Kim, segundo a Casa Azul, sede da Presidência sul-coreana

Você pode gostar