Cidades em torno do vulcão, a 35 km da capital, ficaram destruídas. Novas erupções não estão descartadas - AFP PHOTO / Johan ORDONEZ
Cidades em torno do vulcão, a 35 km da capital, ficaram destruídas. Novas erupções não estão descartadasAFP PHOTO / Johan ORDONEZ
Por AFP

Cidade da Guatemala - Ao menos 62 pessoas morreram na Guatemala na erupção do vulcão de Fuego, que arrasou vários povoados com uma avalanche de lama e cinza incandescente. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inacif).

"Até o momento, o Inacif está trabalhando [com] 62 cadáveres", disse o diretor do organismo, Fanuel García, que colabora na identificação das vítimas da erupção, registrada no domingo.

Mais de 3 mil pessoas foram retiradas de suas casas após a erupção, que entrou em atividade neste domingo. Ainda de acordo com as autoridades, há um número não determinado de pessoas desaparecidas.

A movimentação vulcânica começou pouco antes do meio-dia (15h de Brasília), lançando cinzas e rochas a 4,5 mil metros acima do nível do mar. As cidades próximas sofreram com a fumaça pesada e com o fluxo de pedras que desceram pelos flancos do vulcão, atingindo casas e estradas.

Segundo a Agência de vulcanologia da Guatemala, a erupção diminuiu por volta das 22h (1h desta segunda-feira, em Brasília) De acordo com o porta-voz da agência, David de León, os primeiros corpos foram encontrados na comunidade San Miguel Los Lotes.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar