Autorização prévia será exigida a partir de 2021 - Reprodução/ Twitter/ @Frontex
Autorização prévia será exigida a partir de 2021Reprodução/ Twitter/ @Frontex
Por AFP

Strasbourg - Os turistas que viajarem sem visto para a União Europeia (UE) terão de se submeter, a partir de 2021, a um controle prévio de acordo com uma nova legislação adotada pela Eurocâmara nesta quinta-feira.

Batizado de ETIAS, esse dispositivo é inspirado no sistema usado pelos Estados Unidos. A intenção é proteger as fronteiras externas da UE, já que identifica os indivíduos considerados "de risco" antes de sua entrada no espaço de livre-circulação europeia Schengen.

Esta medida será aplicada aos cidadãos de mais de 60 países que não precisam obter um visto para suas estadas curtas na UE, como os procedentes de Estados Unidos, Brasil, Albania, ou Emirados Árabes Unidos, por exemplo.

O sistema "deve estar operacional a partir de 2021", segundo o Parlamento Europeu. O controle de segurança prévio será feito, solicitando-se uma autorização pela Internet.

Segundo a Comissão Europeia, o processo não levará mais de dez minutos e a autorização terá validade de três anos. O procedimento terá um custo de 7 euros, mas será gratuito para menores de idade e para maiores de 70 anos.

Você pode gostar