Mais três meninos são retirados da caverna da Tailândia no terceiro dia de resgate. Resta um menino e o treinador  - AFP
Mais três meninos são retirados da caverna da Tailândia no terceiro dia de resgate. Resta um menino e o treinador AFP
Por O Dia

Tailândia - Todos os doze meninos e seu técnico de futebol foram resgatados depois de passarem 18 dias em uma profunda caverna na Tailândia, informou o comando de elite dos Seals da Marinha nacional em um post no Facebook, acrescentando que todos estão a salvo.

"Todos os 12 dos 'Javalis Selvagens' e o técnico foram extraídos da caverna", afirma o post, que acrescenta a expressão comemorativa do comando "Hooyah". 

As operações de resgate começaram neste domingo, quando quatro meninos foram resgatados. Na segunda-feira, mais quatro foram retirados da caverna e nesta terça-feira, último dia de regate, os cinco restantes, incluindo o técnico, foram salvos. 

Todos eles foram encaminhados para um hospital, onde estão em quarentena para evitar infecções. Os parentes conseguem vê-los através de um vidro. Todos foram submetidos à exames e dois deles, que apresentaram sintomas de pneumonia, estão sendo devidamente medicados. 

O treinador, último a ser resgatado, é considerado um herói. Durante vários dias, ele ficou de jejum, graças às técnicas aprendidas de seus tempos de monge, para ceder a sua parte do alimento aos meninos. Além disso, ele ensinou técnicas de meditação, que ajudaram todos os 12 jovens à passarem por esse momento. No momento do resgate, o seu estado era o mais debilitado. 

As equipes médicas já informaram que a presença dos meninos na final da Copa do Mundo da Rússia, que acontece no dia 15 de julho, não será possível. Os meninos foram convidados para assistir à partida através de uma carta enviada pelo presidente da Fifa.

Os meninos ficaram presos na caverna no dia 23 de junho, quando exploravam o local, que é aberto ao público, e foram surpreendidos por uma forte chuva. Inundados, os meninos não conseguiram voltar à entrada. As buscas foram iniciadas e após nove dias um mergulhador inglês encontrou por acidente o time.

Com informações da AFP 

Você pode gostar