Rússia está "aberta" a visita de Putin a Washington, após convite de Trump
 - AFP
Rússia está "aberta" a visita de Putin a Washington, após convite de Trump AFP
Por O Dia

Finlândia - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, deram início, nesta segunda-feira, a um encontro em Helsinque, na Finlândia. A conversa terá como testemunhas somente os intérpretes. Esta é a primeira cúpula oficial entre os dois presidentes.

Antes do encontro, Putin afirmou que é hora de falar sobre as relações entre Rússia e Estados Unidos além de questões internacionais. Já Trump declarou que espera conseguir estabelecer uma “relação extraordinária” com o presidente russo. Para ele, entender-se bem com a Rússia é uma boa coisa, e “nada de mal pode sair de um encontro”.

Entre os assuntos que serão abordados na reunião, o presidente dos Estados Unidos destacou a China e o combate às armas nucleares. Além disso, os países combatem em lados opostos na Síria. Há, também, a questão da anexação da Crimeia pela Rússia e a crise diplomática provocada pelo envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido neste ano.

O encontro deve durar uma hora e meia. Eles ainda darão uma entrevista coletiva, prevista para 10h50 de Brasília, mas não devem divulgar um documento conjunto, como adiantou um porta-voz do Kremlin na última sexta-feira.

Você pode gostar