Cerca de 80,63% dos eleitores participaram de referendo em Nouméa - afp
Cerca de 80,63% dos eleitores participaram de referendo em Nouméaafp
Por O Dia

Nouméa, França - A Nova Caledônia votou "não" à independência e optou por permanecer na França, ao final de um referendo histórico neste estratégico território do Pacífico de 270 mil habitantes. De acordo com os resultados oficiais definitivos, o "não" à independência venceu com 56,4% dos votos contra 43,6% a favor do "sim", segundo a autoridade eleitoral.

A participação foi massiva, com 80,63% dos eleitores. Os 175 mil habitantes desse arquipélago francês, localizado cerca de 1.500 quilômetros a leste da Austrália, tiveram que decidir se queriam que "a Nova Caledônia aderisse à plena soberania e fosse independente". Após a divulgação dos resultados, o presidente francês Emmanuel Macron expressou seu "imenso orgulho" pela "superação desta histórica etapa".

Apesar da vitória do "não", os independentistas acolheram favoravelmente o resultado, que desmentiu as pesquisas que previam uma vitória do "não" por entre 63% e 75%.

Eles reafirmaram sua vontade de ir até o final do Acordo de Nouméa de 1998 e pedir a organização de outros dois referendos nos quatro próximos anos.

Você pode gostar
Comentários