Bush Pai: carreira foi marcada pelo sucesso na política externa - AFP PHOTO / Mandel NGAN
Bush Pai: carreira foi marcada pelo sucesso na política externaAFP PHOTO / Mandel NGAN
Por O Dia

Estado Unidos - Morreu, nesta sexta-feira, aos 94 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush. O anúncio da morte de "Bush Pai", como é conhecido nos EUA, foi feito pelo filho, o também ex-presidente norte-americano, George W. Bush, em um comunicado.

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", começou a nota. "George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir", continuou.

A família informou que ele morreu em Houston, no Texas. Ainda não há informações sobre o velório. A morte de Bush ocorre oito meses após o falecimento de sua esposa Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos. Eles tiveram cinco filhos, oito netos e 17 bisnetos.

O atual presidente Donald Trump se pronunciou de Buenos Aires, onde participa da cúpula do G20, destacando a "liderança inquebrável" de George H.W. Bush. 

"Com sua autenticidade essencial, inteligência afiada e compromisso inabalável com fé, família e país, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos ao serviço público", disse Trump em um comunicado.

"Nova ordem mundial"

Nascido em Massachussets, Bush passou pela indústria de petróleo, foi diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) e vice-presidente do popular Ronald Reagan, cargo que exerceu por oito anos até chegar ao topo da Casa Branca.

Com a indicação de candidatura republicana à presidência em 1988, o 41º presidente dos Estados Unidos,  defendeu uma "nação mais amável".

Na política internacional, se posicionou a favor de uma "nova ordem mundial" e teve seu governo marcado pela guerra iniciada após o Iraque de Saddam Houssein invadir o Kuwait, liderando uma coalizão de 32 países em 1990. 

Sem um segundo mandato, Bush, que perdeu a reeleição para o democrata Bill Clinton, pôde ver seus filhos ascenderem na política. Em 2000, George W. Bush filho foi eleito e, em 2004, reeleito presidente dos EUA. Jeb Bush, outro filho, foi governador da Flórida e, em 2016, perdeu as primárias republicanas para Donald Trump. 

Após se retirar da vida pública, Bush se concentrou na filantropia. Se uniu a Clinton para arrecadar fundos para as vítimas do tsunami asiático de 2004 e do terremoto do Haiti de 2010.

Em 2011, foi condecorado por Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade, considerado o mais alto reconhecimento civil nos Estados Unidos. 

Bush em fevereiro de 1992 - Paul J. Richards / AFP
Bush em agosto de 1992 - Paul J. Richards / AFP
Bush em discurso no Congresso norte-americano em janeiro de 1992 - J. David Ake / AFP
Bush com o então presidente Barack Obama na Casa Branca em julho de 2013 - Brendan Smialowski / AFP
Bush em Atlanta em março de 1992 - Paul J. Richards / AFP
Bush no Aeroporto de Columbia em março de 1992 - Luke Frazza / AFP
Bush na Casa Branca durante seu governo em março de 1992 - Luke Frazza / AFP

Você pode gostar