O tsunami deixou um rastro de mortes e destruição na Indonésia - AFP
O tsunami deixou um rastro de mortes e destruição na IndonésiaAFP
Por O Dia

Sunda - Um tsunami devastou, na noite deste sábado, as ilhas de Sumatra e Java, em Sunda, na Indonésia. Autoridades afirmam que as ondas gigantes foram causadas após a erupção de um vulcão. Até o momento, 222 pessoas morreram, ao menos 800 ficaram feridas e 28 estão desaparecidas.

Segundo informações, o maremoto pode ter sido provocado por um aumento repentino da maré, provocado pela lua nova combinado com uma avalanche no fundo do mar, após a erupção do Anak Krakatoa – que forma uma pequena ilha no estreito de Sunda.

"A combinação provocou um tsunami repentino que atingiu a costa", afirmou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), antes de destacar que a Agência Geológica da Indonésia trabalha para elucidar o que aconteceu exatamente.

Ainda de acordo com o porta-voz da BNPB, centenas de edifícios foram danificados pela onda gigante, que foi precedido pela erupção do vulcão Krakatoa.

"Erro"

Em um primeiro momento, autoridades indonésias afirmaram que não havia tsunami, e sim um aumento da maré, e pediram à população que não entrasse em pânico.

Coluna de cinzas

O Centro Indonésio de Vulcanologia e de Gestão de Riscos Geológicos informou que o Anak Krakatoa mostrava sinais de atividade intensa há uma semana. Um pouco antes das 16H00 aconteceu uma erupção de 13 minutos, que provocou uma coluna de cinzas de centenas de metros.

Krakatoa

Anak Krakatoa é uma pequena ilha vulcânica que surgiu no oceano meio século depois da letal erupção do vulcão Krakatoa em 1883. É um dos 127 vulcões ativos da Indonésia.

Naquela ocasião, uma coluna de cinzas, pedra e fumaça foi expelida a mais de 20 km de altura, o que deixou a região no escuro e provocou um grande tsunami, com repercussões em todo o mundo. A catástrofe deixou mais de 36.000 mortos.

Com informações da AFP

Você pode gostar