Uma semana após tsunami, terremoto atinge a Indonésia - Adek Berry / AFP
Uma semana após tsunami, terremoto atinge a IndonésiaAdek Berry / AFP
Por Agência Brasil

Indonésia - Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu, nesta sexta-feira, a região de Papua Barat, no Leste da Indonésia. O tremor acontece quase uma semana após o tsunami que matou ao menos 430 pessoas no último sábado. De acordo com as autoridades locais, não há vítimas nem alerta para uma nova alteração no mar nesta área.

O porta-voz da agência nacional de gerenciamento de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que não há registros de danos nem vítimas: “Os tremores só provocaram pânico”, disse.

A Indonésia está propensa a terremotos, devido à localização em uma área denominada "Anel de Fogo do Pacífico". A agência de vulcanologia do país emitiu alerta do vulcão Anak Krakatau no Estreito de Sunda no nível III, o segundo mais alto, devido à atividade vulcânica recente que pode levar a outra erupção.

Tsunami

Pelos dados oficiais, o tsunami registrado no sábado, 22, provocou 430 mortos, 1.495 feridos e 159 desaparecidos, além de desalojar 40.386 pessoas. Aproximadamente mil casas e dezenas de hotéis foram danificados pela onda no Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra. Ainda há a possibilidade de um novo tsunami no Estreito de Sunda, no oeste da Indonésia.

As autoridades mantêm planos de evacuação e designaram áreas de abrigo para moradores locais que residem na costa e estão vulneráveis a ondas gigantescas. A zona de perigo em torno do vulcão foi ampliada para cinco quilômetros do raio. O Anak Krakatau aumentou sua atividade em julho.

O comandante do distrito militar de Cinangka, Rico Sirait, disse que os moradores da região estão orientados sobre a localização dos abrigos e o alerta a respeito da possibilidade de tsunami. Os locais para receber a população estão a 50 e 100 metros acima do nível do mar, a uma distância de aproximadamente um quilômetro da praia.

Máscaras para as pessoas das áreas atingidas pelo tsunami foram distribuídas, para evitar o sufocamento pela fumaça do vulcão.

Você pode gostar