Angela Merkel - AFP
Angela MerkelAFP
Por AFP

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou neste domingo que a Alemanha tem interesse em assumir mais responsabilidades em escala mundial, numa época em que o multilateralismo sofre ataques.

Em seu tradicional discurso de Ano Novo, Merkel constatou que as antigas certezas em torno da cooperação internacional foram colocadas à prova, e que a Alemanha deve "se manter firme, argumentar e lutar por suas próprias convicções".

"Nenhum país pode enfrentar sozinho os grandes desafios mundiais, como as mudanças climáticas, os movimentos migratórios e a luta contra o terrorismo", advertiu.

"Por nossos próprios interesses, queremos responder a todos estes temas, e podemos fazê-lo ainda melhor levando em conta os interesses dos demais", declarou em seu discurso, que será divulgado integralmente amanhã. "É a lição das duas guerras mundiais do século passado", assinalou. "Pelo nosso interesse, devemos assumir mais responsabilidades."

Segundo a chanceler, a Alemanha, que irá ocupar em 2019 e 2020 uma das cadeiras de membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU", defenderá "soluções mundiais".

Merkel também se comprometeu a aumentar a ajuda humanitária e ao desenvolvimento, bem como o orçamento de defesa. Embora não tenha citado o presidente americano em seu discurso, a chanceler alemã já discordou, em outras ocasiões, de suas críticas ao multilateralismo.

Você pode gostar