Utrecht - A polícia holandesa já identificou e busca um suspeito de ter envolvimento no tiroteio que deixou pelo menos três mortos e vários feridos na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira. Segundo informado pelas autoridades, um homem abriu fogo contra passageiros de um bonde elétrico e fugiu. A polícia não descarta uma possível motivação terrorista.
No local do ataque, perto de uma ponte, uma vítima foi coberta com um lençol e ficou na pista entre dois vagões, segundo informado pela agência de notícias holandesa ANP. O prefeito da cidade confirmou que três pessoas morreram e várias ficaram feridas. Segundo as autoridades, outros tiroteios ocorreram em vários lugares em Utrecht.
Logo após o ataque, foi anunciado um reforço na segurança dos principais aeroportos e edifícios públicos do país. As escolas da cidade também foram aconselhadas a fecharem.
Ainda segundo informações das autoridades, no momento eles estão trabalhando com a existência de apenas um atirador,mas não excluem a possibilidade de que existam vários. O suspeito procurado foi identificado como o turcoGokman Tanis, de 37 anos.
The police asks you to look out for the 37 year old Gökman Tanis (born in Turkey) associated with the incident this morning at the #24oktoberplein in #Utrecht. Do not approach him but call 0800-6070. pic.twitter.com/U1IWEDtUYu
— Politie Utrecht (@PolitieUtrecht) 18 de março de 2019
Em uma entrevista coletiva, em Haia,o diretor da Agência Nacional de Segurança e Contra-Terrorismo (NCTV), Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que vários tiroteios ocorreram em locais diferentes nesta manhã em Utrecht. Ele acrescentou que "uma grande operação policial está em andamento para encontrar o atirador".
* Com informações da AFP