Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - AFP
Presidente da Venezuela, Nicolás MaduroAFP
Por O Dia

O vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodrigues, comunicou nesta segunda-feira, a decisão de Nicolás Maduro em reestruturar seu gabinete. Com isso, todos os ministros do governo devem renunciar aos seus cargos. A medida foi implementada após o apagão que deixou 17 dos 23 estados do país sem energia por quase uma semana. O corte de luz foi um dos maiores da história da Venezuela. 

Nicolás Maduro publicou em sua conta oficial no Twitter que a falta de energia seria um ato de sabotagem contra a maior barragem país. Há dois dias, ele afirmou que tinha intenções realizar mudanças em seu governo para "proteger o país contra novas ameaças”. "É uma luta moral e espiritual de um país inteiro pela honestidade, pela eficiência e pelos bons serviços", disse antes da divulgação da nova medida.

Ao anunciar a saída dos ministros, Delcy Rodríguez também utilizou o Twiter. "O presidente Nicolás Maduro pediu a todo o gabinete executivo para colocar seus encargos, com o fim dos efeitos de uma profunda reestruturação dos métodos e funcionamento do governo bolivariano para proteger a pátria de Bolívar e [Hugo] Chávez [presidente já morto da Venezuela] de qualquer ameaça", disse.

A China, Rússia e Turquia apoiam a permanência de Maduro na presidência da Venezuela. O Brasil e outros 50 países defendem Juan Guaidó como presidente autodeclarado do país. Em diversos pontos da Venezuela protestos tomam as ruas na defesa de ambos os líderes. 

 

*Com informações da Agência EBC

 

Você pode gostar
Comentários