Estátua de Melania Trump em sua cidade natal na Eslovênia - AFP
Estátua de Melania Trump em sua cidade natal na EslovêniaAFP
Por AFP
Sevnica, Eslovênia - Depois do pastel da Melania, mel da Melania e até sapatilhas da Melania, a cidade natal da primeira-dama americana terá agora a primeira estátua de sua filha mais famosa, que já causa polêmica.

A estátua em tamanho natural no arredores de Sevnica foi inaugurada nessa sexta-feira e é obra do artista conceitual americano de 39 anos Brad Downey, que garante que esse é o primeiro monumento no mundo dedicado à esposa do presidente americano Donald Trump.


A obra foi esculpida em uma árvore com motosserra e mostra a primeira-dama vestida de azul levantando a mão esquerda, reproduzindo o gesto que Melania fez durante juramento de seu marido em 2017.

A escultura, realizada no estilo naif, provocou críticas que dizem, por exemplo, que parece um "espantalho".
Publicidade
Estátua de Melania Trump em sua cidade natal na Eslovênia - AFP


"Posso entender que as pessoas pensem que não se aproxima muito de sua aparência física", disse Downey em entrevista à AFP, afirmando que acha o resultado "absolutamente lindo".

Desde que Donald Trump assumiu como presidente em 2017, a tranquila Sevnica se transformou em um ímã para turistas e jornalistas em busca do passado da primeira-dama americana.

Os comerciantes locais aproveitam esse interesse para oferecer uma incrível quantidade de produtos alimentícios e mercadorias com o nome de Melania, assim como um passeio pelos locais onde passou seus primeiros anos de vida.
Melania Trump e Donald Trump - AFP


Downey fez a estátua como parte de um projeto para explorar as raízes eslovenas e delegou a tarefa para o artesão local Ales Zupevc, apelidada de "Maxi", que fez a escultura.

Downey disse à AFP de que ficou impactado com o fato de "Maxi" ter nascido no mesmo ano e no mesmo hospital que Melania.

"Podemos ver esse rio e as montanhas tal como ela os via quando criança", disse Downey.

Ninguém se animou a expressar elogios à obra.

Nika, estudante local de arquitetura de 24 anos, disse à AFP que "se o monumento quer ser uma paródia, aí sim o artista teve sucesso".

"Aqui em Sevnica podemos apenas rir e colocar as mãos na cabeça pela catastrófica reputação" dos Trump, diz.

Katarina, de 66 anos, diz que o monumento é uma "boa ideia". "Melania é uma heroína eslovena, conseguiu chegar ao ponto mais alto dos Estados Unidos".