No mês passado, Vicki Hawkins, do Reino Unido, viajou para um hotel no Egito com seus quatro filhos e o marido. No primeiro dia da viagem, que durou duas semanas, ela deixou que os gêmeos, de 11 anos, fizessem no braço tatuagem de henna no salão de beleza do hotel em que estavam hospedados.
Galeria de Fotos
Segundo informações do Daily Mail, quando a família voltou para o Reino Unido, os meninos disseram que o braço com a tatuagem de henna estava coçando muito. No início, a mãe achou que não fosse nada grave. No entanto, na manhã seguinte, ela viu que bolhas enormes tinham se desenvolvido na pele e os levou até o hospital.
O médico que avaliou as crianças confirmou que a reação foi causada por queimaduras químicas e aconselhou que elas mantenham os braços hidratados por, pelo menos, 18 meses. As tatuagens, em questão, deixaram a pele vermelha e descamada. A mãe teme que as cicatrizes permaneçam por toda a vida.
Em seu Facebook, Vicki fez uma postagem para informar que os outros dois filhos estão apresentando sintomas parecidos com os gêmeos após fazerem também tatuagem de henna. Ela acredita que é importante compartilhar sua história para orientar outros pais a pensar duas vezes antes de deixar os filhos fazerem os desenhos temporários.
O site em que a família fez a reserva do hotel informou que irá investigar o estabelecimento para saber o que aconteceu.
Quais cuidados ter com a tatuagem de henna?
Segundo a Proteste, a henna negra, diferente da natural, pode causar reações alérgicas graves e inflamações na pele por conter parafenilenodiamina, que é uma substância que faz a tatuagem secar mais rápido. Assim como no caso dos gêmeos, a reação pode deixar a pele vermelha e com bolhas, além de forte coceira.
Diante disso, ao decidir fazer uma tatuagem de henna, a recomendação é perguntar se a composição da tinta contém a substância. Em caso positivo, a dica é não fazê-la. Outras orientações incluem não fazer o desenho se a pasta tiver um tom muito escuro e sempre procurar um local de confiança. Em caso de reação alérgica, procure ajuda médica.