Governo da China obrigará novos usuários de celulares a escanearem o rosto

Medida valerá a partir deste domingo

Por AFP

Chineses precisarão gravar o próprio rosto para poderem registrar número de celular
Chineses precisarão gravar o próprio rosto para poderem registrar número de celular -
Pequim - A partir deste domingo, as operadoras de telecomunicações na China serão obrigadas a coletar as imagens dos rostos escaneados dos novos usuários de telefones celulares.

Em setembro, o ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação publicou uma nota sobre a "salvaguarda dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos on-line", a qual enumera uma série de novas normas.

Entre elas, a obrigação das operadoras de telecomunicações de usarem "Inteligência Artificial e outros meios técnicos" para verificar a identidade das pessoas que registrarem um novo número de telefone.

Um representante de serviço ao cliente da China Unicom disse à AFP que, na prática, isso significa que os clientes que registrarem um novo número terão de gravar a si mesmos.

A medida surge em um contexto de auge dos sistemas de reconhecimento facial na China por parte das autoridades.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários