Câmera de segurança - Creative Commons
Câmera de segurançaCreative Commons
Por O Dia
Rio - Hackers invadiram câmeras de segurança pessoais e venderam mais de 50 mil vídeos íntimos para sites pornôs. A maior parte das vítimas é da Tailândia, mas também houve invasões de câmeras em outros países, como Tailândia, Coréia do Sul e Canadá. As informações são do portal Asia One. 
A maioria dos vídeos mostra pessoas relaxadas em casa, com roupas íntimas, mas também há cenas de casais e até de crianças.
Publicidade
Na segunda semana de outubro, investigações descobriram que um grupo dedicado a hackear câmeras - que possui um canal de comunicação com mais de mil membros de todo o mundo na plataforma Discord - estava por trás do crime. Eles descobriram uma falha, provavelmente relacionada ao uso de senhas fracas. 
O especialista Clement Lee afirma que muitas câmeras de segurança são vulneráveis a esse tipo de ataque porque são instaladas remotamente. "Hackear câmeras é possível se elas estiverem acessíveis a partir de um serviço de nuvem central ou expostas à Internet", explicou. Ele aconselha os usuários a sempre adotarem senhas fortes. “Nunca presuma que sua câmera é segura”, disse. "A melhor maneira de evitar ser vítima de hackers é evitar o compartilhamento de dados pessoais online."