Por AFP
Bruxelas, Bélgica - A Procuradoria federal belga anunciou, nesta quinta-feira (5), que a polícia conseguiu uma apreensão recorde de 11,5 toneladas de cocaína pura em um contêiner proveniente da Guiana Francesa, depois de uma investigação sobre uma rede internacional de narcotráfico.

De acordo com as fontes judiciárias, a carga foi interceptada no porto de Ambères e seguia para a Holanda.

Em uma nota, a Justiça belga estimou o valor de mercado dessa carga em cerca de 450 milhões de euros (520 milhões de dólares).

A interceptação deste carregamento coroou uma investigação iniciada pelas autoridades belgas no final de 2019, com a captura de 2,8 toneladas de cocaína.

Segundo a Justiça belga, foi possível desmantelar uma rede "bem estruturada, que aparentemente era responsável por enviar periodicamente grandes quantidades de cocaína da América do Sul através da Bélgica".

Finalmente, em 27 de outubro, as autoridades fizeram a inspeção de cinco contêineres de dejetos de peças metálicas e, no interior de um deles, encontraram um contêiner de aço com a carga de 11,5 toneladas de cocaína.

A captura deste carregamento permitiu a detenção de duas pessoas na Bélgica, e uma terceira, na Holanda, informou a Justiça belga.