Invasão no Capitólio, nos EUA - AFP
Invasão no Capitólio, nos EUAAFP
Por O Dia
Washington - O saldo de mortes na invasão do Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos, por parte de apoiadores do presidente Donald Trump, supremacistas brancos e militantes de extrema-direita, chegou a quatro, confirmou a polícia americana na noite desta quarta-feira.
A primeira morte foi registrada ainda durante a invasão: uma mulher foi baleada no peito no interior do Capitólio e não sobreviveu. Ashli Babbitt, de 35 anos, era veterana das Forças Armadas e uma ferrenha apoiadora de Trump e de teorias conspiratórias nas redes sociais. Ela integrava a Força Aérea e esteve no Afeganistão e no Iraque.
Publicidade
Além dela, outra mulher e dois homens morreram em emergências médicas durante o motim. "Uma mulher adulta e dois homens adultos parecem ter sofrido de emergências médicas distintas, que resultaram em suas mortes. Qualquer perda de vida no distrito é trágica e nossos pensamentos estão com qualquer pessoa afetada por sua perda", afirmou o chefe da polícia de Washington DC, Robert Contee, em coletiva de imprensa.
Além deles, um homem de 24 anos que tentou escalar um andaime na lateral do Capitólio caiu de uma altura de 9 metros e está internado em estado crítico.
Publicidade
Contee informou ainda que 52 pessoas foram detidas - 47 delas por desrespeitarem o toque de recolher.