"Os comandantes no terreno tomaram a iniciativa de enviar helicópteros para resgatá-los", acrescentou KirbyAFP

O exército americano mobilizou três helicópteros ao Afeganistão para evacuar 169 norte-americanos que não conseguiram chegar ao aeroporto de Cabul, informou nesta sexta-feira, 20, John Kirby, porta-voz do Pentágono. Três helicópteros Chinook deixaram o perímetro do aeroporto para ir ao hotel Baron, perto dali, onde resgataram os americanos, informou o porta-voz.

Esta é a primeira vez desde que teve início a crise afegã que o exército americano mostra sua capacidade para deixar a área segura do aeroporto a fim de resgatar pessoas que tentam fugir do país.

O grupo evacuado planejava caminhar até o aeroporto, mas a presença de uma multidão no caminho preocupou as autoridades americanas. "Nem todo mundo estava certo de poder atravessar" a multidão, explicou Kirby. "Os comandantes no terreno tomaram a iniciativa de enviar helicópteros para resgatá-los", acrescentou.
O presidente americano, Joe Biden, mencionou mais cedo a evacuação dos 169 americanas sem dar detalhes.

Os soldados americanos, que controlam o aeroporto para facilitar as operações de evacuação, tinham até agora evitado deixar a zona para evitar eventuais confrontos com os talibãs, que retomaram o poder no Afeganistão.