Lisboa - Dois iraquianos suspeitos de pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) que se encontravam em Portugal desde 2017 como refugiados foram detidos perto de Lisboa, anunciou a polícia nesta quinta-feira, 2.
Os dois suspeitos são acusados de "pertencerem e apoiarem uma organização terrorista internacional" e estão sendo investigados no Iraque, mas não cometeram nenhum crime em Portugal, informou a polícia judicial em um comunicado.
Os dois homens, de 32 e 34 anos, "faziam parte de uma milícia do EI no Iraque" e foram recebidos em Portugal "dentro de um programa de acolhida de refugiados" após terem passado uma temporada na Grécia, acrescentou esta fonte policial à AFP.
O grupo EI, que controlou um amplo território no Iraque entre 2014 e 2017, foi oficialmente derrotado pelas tropas do governo apoiadas por uma coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.
Mas há pequenos grupos do EI ainda presentes no país, principalmente em áreas montanhosas e desérticas, que reivindicam ataques pontuais.