Tempestade Ida deixa vitimas em Nova YorkAFP

Ao menos 14 pessoas morreram na região de Nova York nas inundações súbitas de quarta-feira à noite, após as chuvas torrenciais provocadas pela tempestade Ida, que gerou cenas de caos na região nordeste dos Estados Unidos.

A polícia informou que nove pessoas morreram na cidade de Nova York, enquanto quatro perderam a vida em Elizabeth, na vizinha Nova Jersey, segundo disse um porta-voz do prefeito à AFP.

Em Passaic, vizinha de Nova Jersey, o prefeito Hector Lora anunciou uma morte. Enquanto isso, a mídia local informou que pelo menos 22 pessoas perderam a vida na região de Nova York.

O presidente Joe Biden viajará na sexta-feira para Louisiana, onde Ida provocou enchentes severas e tornados, destruindo muitos prédios e deixando mais de um milhão de casas sem energia elétrica.

Histórico
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS) registrou um recorde histórico de 80 mm de chuva em uma hora no Central Park.

As inundações bloquearam as principais ruas em vários distritos, incluindo Manhattan, Bronx e Queens. A chuva começou a cair às 21h30 (22h30 no Brasil) e diferentes vídeos publicados no Twitter pelo NWS mostravam as ruas alagadas, o que impossibilitava o trânsito de veículos.

"Não dirija pelas ruas alagadas. Não sabemos qual a profundidade (da água) e é muito perigoso. Dê meia volta", pediu o NWS.

Durante a noite, a nova governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou "estado de emergência" após as "importantes" inundações em todos os condados limítrofes com a cidade de Nova York, que poderiam afetar quase 20 milhões de pessoas.

Bill de Blasio, o prefeito da cidade de Nova York, citou um "acontecimento meteorológico histórico" e também declarou "estado de emergência".
Centenas de voos foram cancelados nos aeroporto da região de NY, Newark, LaGuardia e JFK. Um vídeo mostra um terminal de Newark inundado. O NWS afirmou que este é o primeiro estado de emergência por inundações repentinas que se declara na história da megalópoles, afetada em outubro de 2012 pelo furacão Sandy.

"Tenho 50 anos e nunca vi tanta chuva", declarou à AFP Metodija Mihajlov, que viu o porão de seu restaurante em Manhattan ser inundado com oito centímetros de água. "Foi como viver na selva, como a chuva tropical. Tudo está tão estranho este ano", disse o empresário.

As fortes chuvas e os ventos também afetaram o condado de Westchester, ao norte de Nova York, e muitos porões de casas foram inundados em questão de minutos.
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, também declarou estado de emergência devido às chuvas torrenciais que deixaram um morto no estado. Além de Nova York e sua região, um alerta de tornado foi emitido para a Filadélfia.

"Procurem refúgio AGORA. Destroços que voam serão perigosos para aqueles surpreendidos sem abrigo. Procure um andar inferior e permaneçam longe das janelas", escreveu no Twitter o comitê de informações sobre emergências da cidade de Nova York.

Cerca de 98.000 casas em Pensilvânia, 60.000 em Nova Jersey e 40.000 em Nova York ficaram sem energia elétrica, segundo o site especializado poweroutage.us.

Cena surreal
A tempestade provocou uma cena surreal em Flushing Meadows, onde a chuva atingiu uma quadra coberta e interrompeu uma partida da segunda rodada do Aberto de Tênis dos Estados Unidos entre o sul-africano Kevin Anderson e o argentino Diego Schwartzman.

A água entrou pelos quatro cantos do teto retrátil, instalado em 2018 especificamente para permitir que os jogos fossem disputados apesar da chuva.
Ida deve prosseguir o deslocamento nesta quinta-feira para o norte, na direção da Nova Inglaterra. "O ciclone pós-tropical Ida provoca fortes chuvas e inundações repentinas potencialmente mortais ao longo e perto de sua trajetória", afirmou o Centro Nacional de Furacões.

Os furacões são um fenômeno recorrente no sul dos Estados Unidos, mas o aquecimento da superfície do oceano está deixando as tempestades mais potentes, alertam os cientistas.