Espanha decidiu administrar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 aos maiores de 70 anosAFP

Madri - A Espanha decidiu, nesta terça-feira, 5, administrar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 aos maiores de 70 anos para melhorar sua proteção, anunciou o ministério da Saúde.
A Comissão de Saúde Pública decidiu "ampliar o grupo de pessoas que vão receber uma dose de reforço da vacina da covid-19 para os maiores de 70 anos, no final do mês de outubro e após seis meses da segunda dose", disse o ministério em um comunicado.
Até agora, a Espanha administrava uma terceira dose apenas em pessoas da terceira idade que vivem em lares de idosos e em pessoas imunossuprimidas.
"Será fornecida uma dose de reforço da vacina RNA-m contra a covid-19 (...). O objetivo é aumentar a proteção das pessoas mais vulneráveis", explicou o ministério.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou na segunda-feira uma terceira dose de reforço da vacina anticovid da Pfizer/BioNTech para os maiores de 18 anos.
A agência aprovou também a aplicação de uma terceira dose da Moderna ou da Pfizer para pessoas com sistemas imunológicos frágeis, ao menos 28 dias após a segunda dose.
Pelo menos 15 países do mundo começaram a administrar uma terceira dose em pessoas mais vulneráveis, incluindo alguns países da UE, como França, Itália e Alemanha, que não esperaram o sinal verde das autoridades europeias.