Os preços, que temporariamente voltaram a níveis não registrados desde 23 de agosto, despencaram 15% em relação às primeiras operações de sexta-feiraLeandro Lima de Souza

Os preços do petróleo caíram novamente nesta terça-feira, 30, arrastados por um dólar mais forte e temores de que a nova variante ômicron do coronavírus prejudique a demanda em um mercado inquieto.
Pouco depois das 17h05 GMT (14h05 no horário de Brasília), o preço do barril de WTI para entrega em janeiro caiu drasticamente em 6,28%, para US $ 65,56.
O petróleo Brent do Mar do Norte para janeiro, que está sendo negociado no último dia, caiu 4,07%, para US $ 70,45.
O contrato de referência do Brent para entrega em fevereiro, que tomou a maior parte das operações, caiu 6,27%, para US $ 68,63.
Os preços, que temporariamente voltaram a níveis não registrados desde 23 de agosto, despencaram 15% em relação às primeiras operações de sexta-feira.
“Novas restrições de viagens em todo o mundo, provocadas pela variante ômicron, não são um bom presságio para a demanda de petróleo”, observou o analista da FXTM Lukman Otunuga, “em um momento em que os casos de covid estão aumentando na Europa”.
Os preços também foram afetados por declarações pouco animadoras sobre a eficácia das vacinas da Moderna e a alta do dólar.