Ataques em Kharkiv, na Ucrânia, no último sábado, 16, causaram estragos na segunda maior cidade do paísSERGEY BOBOK / AFP

Kiev - A Ucrânia afirmou neste sábado, 23, que reconquistou três localidades próximas de Kharkiv, segunda maior cidade do país que fica na região leste, enquanto o Exército russo se concentra no Donbass e no sul. "Nosso Exército ucraniano lançou com sucesso uma contra-ofensiva ontem pela manhã. Após longos e ferozes combates, nossas tropas desalojaram tropas russas de Bezruki, Slatine e Prudyanka", informou o governador da região de Kharkiv, Oleg Synegubov, no Telegram.
Prudyanka fica a cerca de 15 quilômetros da fronteira com a Rússia. Synegubov disse ainda que duas pessoas morreram, e 19 ficaram feridas em bombardeios russos na região de Kharkiv nas últimas 24 horas.
De acordo com o porta-voz do Ministério ucraniano da Defesa, Kharkiv continua "parcialmente bloqueada" pelas forças russas. Estas seguem presentes, sobretudo, no noroeste, e estão reforçando suas posições "ao sul da cidade".
No Donbass, região sobre a qual Moscou quer assumir o controle total, as tropas russas estão "concentrando seus esforços na área entre Slaviansk e Kramatorsk", uma aglomeração localizada na província de Donetsk, anunciou Oleksiy Arestovich, assessor da Presidência ucraniana.
Os russos "estão realizando operações ofensivas e de reconhecimento para tentar encontrar pontos fracos em nossa defesa", completou.
Mais ao sul, zona que também é um alvo prioritário para as forças russas, eles estão "tentando continuar sua ofensiva na cidade de Gulyaypole", na província de Zaporizhia, a meio caminho entre a cidade homônima e o porto de Mariupol.