Orkut é reativado Reprodução

O engenheiro turco Orkut Buyukkokten reativou a rede social Orkut que foi fenômeno no início dos anos 2000, nesta quarta-feira, e anunciou que está construindo algo novo. O site foi criado em 2004, durou 10 anos e chegou a ter 300 milhões de usuários ao redor do mundo. 
A mensagem do criador do site foi publicada em inglês e português. "Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".
Orkut conta ainda que criou o site enquanto trabalhava como engenheiro de softwares para o Google e disse que o espaço não tolera "ódio e desinformação". Além disso, Buyukkokten também disse que "a melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, não a manipula".
A reativação do site acontece dois dias depois da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk por US$ 44 bilhões. Muitos internautas desaprovaram a venda da rede social e passaram a ver o Orkut como uma nova opção.
Após o anúncio, que deu esperanças a geração que utilizou o Orkut durante os anos 2000, o nome da rede social foi parar nos Trending Topics do Twitter e gerou debate e memes sobre o uso do site.