França ultrapassa 150 mil mortes por covid-19 em meio à sétima onda da doençaReprodução

A França ultrapassou nesta sexta-feira (8) a marca de 150 mil mortes por covid-19, em meio a um novo aumento de casos da doença, segundo dados da Saúde Pública francesa. Com 74 mortos em hospitais nas últimas 24 horas, o número de mortes ultrapassou o marco de 150 mil.
O índice de 140 mil mortes havia sido superado em 11 de março, dois anos após os primeiros casos da doença no país. A França passa por sua sétima onda da pandemia, que teve inicio no final de maio impulsionada por subvariantes da ômicron.
Há um grande aumento nos casos e a circulação do vírus continua se intensificando no território, com data do pico epidêmico ainda incerta. Na noite de quinta-feira, foram registrados mais de 160 mil casos, com 17.719 pacientes hospitalizados, entre eles 1.523 novas internações.
Segundo as últimas projeções do Instituto Pasteur, as hospitalizações relacionadas com a covid seguirão aumentando nos próximos dias. Os pesquisadores estimam que haverá 1,7 mil internações diárias até 18 de julho, acima das cerca de 1 mil atualmente.
Em seu encontro semanal com a imprensa, Saúde Pública França (SpF) notou um aumento acentuado nas reinfecções por covid, que alcançam agora 12% dos casos confirmados. "A alta é continua desde a chegada da onda ômicron", disse Vincent Auvigne, epidemiólogo da SpF.
O novo ministro da Saúde, François Braun, apontou que a sétima onda de covid coincide com as primeiras saídas para as férias do verão boreal. O uso da máscara é recomendado, mas não obrigatório. "Peço aos franceses para este dia, com saídas de férias em massa, que usem máscaras em trens, ônibus" e lugares muito lotados, afirmou. As restrições foram levantadas na primavera e, por hora, o Executivo não deseja voltar a aplicá-las.