Temperaturas podem bater recorde na Europa, que luta para combater queimadasValentine CHAPUIS / AFP
Segundo os cientistas, existe uma relação direta entre as ondas de calor e a mudança climática, já que as emissões de gases de efeito estufa aumentam sua intensidade, duração e frequência. Na Espanha, cerca de 20 incêndios florestais ainda estavam ativos e fora de controle em diferentes pontos do país, do sul ao norte.
Na Galícia (noroeste), os incêndios destruíram cerca de 4,5 mil hectares durante a semana, segundo as autoridades. E, na província de Málaga, na Andaluzia (sul), um incêndio na serra de Mijas destruiu pelo menos 2 mil hectares, relataram autoridades locais. Além disso, as chamas forçaram cerca de 3 mil pessoas a deixarem suas casas. Em torno de 2 mil já conseguiram retornar.
"Não paramos de trabalhar a noite toda", disse a conselheira andaluza da Agricultura, Carmen Crespo, à televisão pública, referindo-se ao trabalho dos bombeiros. A agência meteorológica prevê temperaturas "significativamente altas" na maior parte do território espanhol neste domingo (17). A localidade de Don Benito, perto de Badajoz (oeste), registrou a mais alta do país até o momento, com 43,4ºC. Em Madri, um funcionário de limpeza faleceu no sábado, por causa do calor, enquanto trabalhava, disseram autoridades locais.
Risco máximo
'Onda de calor se espalha'
Segundo a agência meteorológica Météo-France, as temperaturas podem chegar a 40ºC nessa área. No domingo, 51 departamentos estavam sob vigilância laranja, 15, sob a vermelha, a mais alta, devido à escalada dos termômetros. "O calor está aumentando, a onda de calor está se espalhando pelo país", advertiu a mesma agência.
As autoridades preveem que segunda-feira (18) será o "dia mais quente para o oeste do país", com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC nas regiões da Bretanha, Baixa Normandia, Aquitânia e Occitânia ocidental.
Na turística Baía de Arcachon, às margens do Atlântico, os bombeiros conseguiram deter o avanço do fogo, embora na madrugada de domingo "vários novos incêndios ameaçassem os acampamentos da duna de Pilat, os quais tiveram de ser evacuados", disse a prefeitura da região de Gironde no Twitter.
Na área de Teste-de-Buch, as chamas avançaram durante a noite e já destruíram 3,4 mil hectares. Mais para o interior, perto de Landiras, os incêndios perderam intensidade, graças a uma “estratégia eficaz” que consiste em provocar “incêndios táticos e criar corta-fogos”, explicou um porta-voz dos bombeiros. Pelo menos 7,1 mil hectares já foram queimados.
As temperaturas também não estão caindo no Reino Unido, onde as autoridades emitiram a primeira emergência nacional por calor extremo. Este alerta "vermelho" implica um "risco de vida", segundo a agência meteorológica local. No sul da Inglaterra, as temperaturas podem passar dos 40°C pela primeira vez na segunda, ou na terça-feira.
E, na Holanda, os organizadores de uma trilha de quatro dias cancelaram, por causa do calor extremo, o primeiro dia do evento que começaria na terça-feira (19). Em algumas áreas do país, a temperatura poderá chegar a 38ºC neste dia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.