A maioria dos casos da varíola de macacos se concentra na EuropaReprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ativou seu nível mais alto de alerta neste sábado, 23, para tentar conter o surto de varíola do macaco, que afetou quase 17 mil pessoas em 74 países. O anúncio foi feito  pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto. Ele explicou que o comitê de especialistas não conseguiu chegar a um consenso e permaneceu dividido sobre a necessidade do nível mais alto de alerta. Em última instância, a decisão cabe ao diretor-geral.
"É um apelo à ação, mas não é o primeiro", disse Mike Ryan, chefe de emergências da OMS, que esperava que o alerta leve a uma ação coletiva contra a doença. Desde o início de maio, quando foi detectada pela primeira vez fora dos países africanos onde é endêmica, a doença afetou 16.836 pessoas em 74 países, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA nesta sexta-feira, 22.