Estátua foi levada da Espanha para Jerusalém em 1912, conta diretor de museuDivulgação/Jerusalem Governorate

Um homem foi preso nesta quinta-feira, 2, por vandalizar uma igreja na Cidade Velha, em Jerusalém, informou a polícia israelense. O suspeito foi detido depois que uma estátua de madeira de Jesus foi derrubada e danificada na Igreja da Condenação, onde os cristãos acreditam que ele foi açoitado e condenado à morte.
"O preso é um turista americano na casa dos quarenta anos, que vandalizou e quebrou uma estátua na igreja", disse um comunicado da polícia, explicando que a saúde mental do homem está sendo avaliada.
Majid al-Rishq, guarda que prendeu o réu, detalhou o ataque. "Ele começou a bater na estátua de Cristo na Igreja da Condenação. (...) Consegui agarrá-lo e puxá-lo para longe, mas ele derrubou a estátua e a quebrou".
O monumento de madeira foi levado da Espanha para Jerusalém em 1912, conta Eugenio Alliata, diretor do Museu Arqueológico SBF, que reúne objetos da Terra Santa.
A Igreja da Condenação está localizada na Via Dolorosa, que segundo os cristãos marca o caminho que Jesus percorreu antes de sua crucificação. A Cidade Velha fica em Jerusalém Oriental, anexada por Israel, e abriga locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos.