Criança brinca com a neve na colina Filopappou, em AtenasLouisa Gouliamaki/AFP

Atenas, capital da Grécia, ficou coberta de branco nesta segunda-feira, 6, por uma nevasca que causou problemas de transporte, além do fechamento de escolas e tribunais. Invernos rigorosos não são comuns na cidade.
Diversos prédios permanecerão fechados, devido à tempestade "Bárbara" que assolou o norte do país e o arquipélago das Espórades desde o fim de semana.
"Uma onda de frio que começou no norte da Europa há uma semana está atravessando o sul e o norte da Europa, afetando principalmente o sul e o leste da Grécia e a Turquia", explicou o meteorologista Kostas Lagouvardos.
As baixas temperaturas, com média entre 4° e 5°C em Atenas, irão continuar nos próximos dias, acrescentou o especialista.
O governo lançou um apelo pela redução dos deslocamentos e pelo trabalho remoto, quando possível, para evitar o caos vivido pelo país no último ano durante as grandes nevascas.
O tráfego do metrô para o aeroporto de Atenas, a cerca de 30 quilômetros do centro, foi interrompido por algumas horas. O serviço já foi normalizado, afirmou a empresa de gestão de transportes da capital.