Putin diz que Ucrânia serve a interesses de "mestres ocidentais"AFP
“O regime de Kiev e seus mestres ocidentais assumiram completamente o controle da economia do país”, afirmou o presidente russo em discurso anual .
Na ocasião, Putin também disse que o "estado material" para os ucranianos se degradou pelas baixas durante o conflito . "Eles são responsáveis pela escalada da situação na Ucrânia… Pelo grande número de baixas", disse o mandatário.
“E, claro, o regime de Kiev é essencialmente estranho ao povo da Ucrânia. Eles não estão protegendo seus próprios interesses, mas os de seus países de guarda.”
Ainda nesta terça, o russo também anunciou o cancelamento da participação russa no último tratado de controle de armas nucleares (New START) com os Estados Unidos . "Sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas", disse ele.
No discurso, ele também acusou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de inflamar o conflito na crença errônea de que poderia derrotar Moscou em um confronto global.
"É claro que não faremos isso primeiro. Mas se os Estados Unidos realizarem testes, então nós o faremos. Ninguém deve ter ilusões perigosas de que a paridade estratégica global pode ser destruída", disse o presidente russo.
Visita de Biden a Kiev
Segundo o conselheiro de Segurança Nacional de Biden, Jake Sullivan, a Rússia foi avisada da visita poucas horas da viagem . A resposta de Moscou, no entanto, não pôde ser divulgada por motivos de segurança.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.