Aliados têm acelerado a entrega de tanques do modelo Leopard para as tropas ucranianas AFP

Kiev - A Suécia confirmou nesta sexta-feira, 24, a entrega de até dez tanques Leopard para o governo da Ucrânia. A Alemanha também anunciou o envio de mais quatro unidades do blindado modelo 2A6, além dos 14 já planejados para reforçar as tropas ucranianas contra a invasão da Rússia.
O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, acrescentou que o país planeja fornecer cerca de dez tanques do modelo 2A5, semelhante aos usados pelas Forças Armadas na Alemanha.
Os tanques pesados, reivindicados pela Ucrânia, serão enviados no âmbito do grupo de coordenação alemão. O primeiro-ministro também anunciou que a Suécia entregará os sistemas antiaéreos IRIS-T e HAWK à Ucrânia.
Essa promessa vem um dia depois que a Finlândia anunciou o envio de três de seus tanques Leopard. O chefe do governo alemão, Olaf Scholz, pediu a seus aliados que entreguem os tanques prometidos a Kiev, depois de hesitar em autorizar o envio para a Ucrânia.
O país finalmente anunciou, em janeiro, o envio de 14 Leopard. A nova remessa de quatro tanques anunciada nesta sexta-feira vai permitir, em coordenação com Portugal e Suécia, a formação de um batalhão completo de 31 tanques, segundo o Ministério alemão da Defesa.
A Polônia também anunciou nesta sexta-feira, 24, que quatro de seus tanques Leopard 2 já haviam chegado ao território ucraniano e que o país enviará mais tanques nos próximos dias.