Vídeo: milhões de peixes mortos bloqueiam parte de rio na AustráliaReprodução/Twitter @cokeef9

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a situação assustadora de um rio localizado perto da cidade de Menindee, na Austrália, onde milhões de peixes mortos estão bloqueando parte do tráfego fluvial na região.
O Rio Darling está situado na cidade remota do sertão australiano, e as imagens compartilhadas por internautas mostram barcos abrindo caminho em meio a um mar de peixes que cobre boa parte da extensão do rio.

A fresh maior fish kill at Menindee Weir pool near Broken Hill. Locals say one million dead. @2GB873 @9NewsSyd pic.twitter.com/YCkA78NbgL

— Chris O'Keefe (@cokeefe9) March 17, 2023 " target="_blank" rel="noopener noreferrer">
As informações do governo do governo regional de Nova Gales do Sul dão conta de que inundações recentes levaram uma grande quantidade de material orgânico ao rio, o que contribui para um fenômeno chamado de água hipóxica, que é quando ela fica com baixa concentração de oxigênio.
"Baixos níveis de oxigênio dissolvido em rios e riachos internos podem levar ao estresse e à morte de peixes nativos e outros animais aquáticos", informa o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente da Austrália. "A mortandade de peixes pode ser bastante localizada em torno de áreas onde os níveis de oxigênio foram esgotados."

A água quente contribui para a mortalidade dos peixes diantes desta situação, já que em altas temperaturas a água tem menor concentração de O2 do que em baixas temperaturas. Além disso, os peixes precisam de mais oxigênio em temperaturas mais elevadas.