TPI rejeita 'ameaças' recebidas por mandado de prisão contra PutinAFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, firmou acordo neste sábado (25), com o presidente Aleksandr Lukachenko para posicionar armas nucleares táticas no território de Belarus, país vizinho da capital Russa, informou a agencia de notícias Tass. Será a primeira vez que a Rússia posicionará armas nucleares fora do país desde os anos 1990.
Em declarações a uma TV estatal russa, Putin não especificou quando essas armas seriam transferidas, mas informou que a Rússia concluirá a construção de uma instalação de armazenamento de armas nucleares táticas em Belarus até 1º de julho. O controle delas não será transferido para Minsk.
O líder russo ainda argumentou que a medida não violaria os acordo de proliferação nuclear e que os Estados Unidos também posicionaram armas nucleares em países europeus. Belarus faz fronteira com três países integrantes da OTAN: Polônia, Lituânia e Letônia. Além disso, também possui fronteira com a Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro do ano passado.
Belarus é um importante aliado de Moscou e cedeu seu território para que fosse usado por tropas russas durante guerra no Leste Europeu, no início do conflito.
Putin ainda destacou que a Rússia estacionou dez aeronaves em Belarus capazes de transportar armas nucleares táticas e transferiu para o país vizinho sistemas de mísseis táticos que podem ser usados para lançar armas nucleares.
 
Em dezembro de 2021, antes da Guerra, Putin admitiu posicionar armas nucleares no país vizinho, se considerasse a segurança da Rússia sob risco de ação da OTAN.