Acidentes com barcos são frequentes na Nigéria, provocados pela superlotação, excesso de velocidade, falta de manutenção ou violação das normas de navegaçãoAFP

Quinze crianças morreram afogadas e 25 estão desaparecidas após o naufrágio na terça-feira, 9, da embarcação em que viajavam em um rio no estado de Sokoto, noroeste da Nigéria, informou uma autoridade local nesta quarta-feira, 10.
As crianças, do vilarejo de Dundeji, pretendiam buscar lenha do outro lado do rio Shagari quando a embarcação superlotada virou, afirmou Aliyu Abubakar, administrador do distrito.
"Quinze corpos, 13 meninas e dois meninos, foram encontrados pelas equipes de resgate locais e sepultados no vilarejo", declarou à AFP Abubakar, que supervisionou a operação de resgate.
Os mergulhadores trabalham para encontrar os corpos das 25 crianças desaparecidas, informou o funcionário do distrito de Shagari.
"Eles nos disseram que havia 40 crianças a bordo, então 25 ainda estão desaparecidas", acrescentou Abubakar.
As crianças estão acostumadas a atravessar o rio todas as manhãs para buscar lenha e revender o material no vilarejo e nas comunidades vizinhas para contribuir com o pequena renda de suas famílias, explicou.
O estado de Sokoto é uma região rural remota do noroeste da Nigéria e uma das mais pobres. Os acidentes com barcos são frequentes na Nigéria, provocados pela superlotação, excesso de velocidade, falta de manutenção ou violação das normas de navegação.