Peste suína africana não é transmitida aos seres humanosReprodução: redes sociais

Ao menos seis países suspenderam as importações de carne suína da Suécia, após um recente surto de peste suína africana em javalis no país escandinavo, disseram nesta segunda-feira, 11, autoridades da indústria.
O Japão, a Armênia, Austrália, Filipinas, Ucrânia e Singapura, assim como Taiwan, decidiram deixar de importar carne de porco da Suécia, informou à AFP a Associação da Indústria da Carne (KCF, na sigla em sueco) do país, embora a peste suína só tenha sido encontrada em javalis até o momento.
"Não me parece razoável, mas é um procedimento comum quando são detectados casos de peste suína africana", disse o diretor da KCF, Magnus Därth.
Sete casos de javalis mortos já foram identificados desde 6 de setembro nos arredores de Fagersta, cerca de 145 quilômetros a noroeste de Estocolmo. A origem da epidemia ainda é desconhecida.
A peste suína africana não é transmitida aos seres humanos, mas é altamente contagiosa e mortal para os porcos e outros animais, como os javalis. Um surto pode ser devastador para a indústria suína, dizem os especialistas.
A Suécia produz aproximadamente 30 mil toneladas de carne de porco por ano, e quase a metade dessa quantidade é destinada para países da União Europeia.