Peste suína africana não é transmitida aos seres humanosReprodução: redes sociais
Países suspendem importações de carne de porco da Suécia por peste suína
Surto pode ser devastador para a indústria, dizem os especialistas
Ao menos seis países suspenderam as importações de carne suína da Suécia, após um recente surto de peste suína africana em javalis no país escandinavo, disseram nesta segunda-feira, 11, autoridades da indústria.
O Japão, a Armênia, Austrália, Filipinas, Ucrânia e Singapura, assim como Taiwan, decidiram deixar de importar carne de porco da Suécia, informou à AFP a Associação da Indústria da Carne (KCF, na sigla em sueco) do país, embora a peste suína só tenha sido encontrada em javalis até o momento.
"Não me parece razoável, mas é um procedimento comum quando são detectados casos de peste suína africana", disse o diretor da KCF, Magnus Därth.
Sete casos de javalis mortos já foram identificados desde 6 de setembro nos arredores de Fagersta, cerca de 145 quilômetros a noroeste de Estocolmo. A origem da epidemia ainda é desconhecida.
A peste suína africana não é transmitida aos seres humanos, mas é altamente contagiosa e mortal para os porcos e outros animais, como os javalis. Um surto pode ser devastador para a indústria suína, dizem os especialistas.
A Suécia produz aproximadamente 30 mil toneladas de carne de porco por ano, e quase a metade dessa quantidade é destinada para países da União Europeia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.