Um terremoto de magnitude 6 foi registrado na noite de sexta-feira, 6, no estado mexicano de Oaxaca (sul) e foi perceptível na Cidade do México, embora as autoridades tenham descartado danos.
O Serviço Sismológico Nacional informou na rede social X, antigo Twitter, que o terremoto teve como epicentro a cidade de Matías Romero, em Oaxaca. Inicialmente havia estimado uma magnitude de 6,3.
"Não foram relatados danos nos estados onde foi sentido. O monitoramento foi mantido na área epicentral", disse a Defesa Civil do governo mexicano na rede social X.
Preliminar: SISMO Magnitud 6.3 Loc 13 km al NOROESTE de MATIAS ROMERO, OAX 06/10/23 23:06:54 Lat 16.98 Lon -95.09 Pf 10 km pic.twitter.com/AiAXv4biR0
Na Cidade do México, o alarme sísmico foi ativado, fazendo com que dezenas de pessoas se retirassem de suas casas. O movimento foi perceptível em algumas áreas da cidade e o prefeito da capital, onde vivem quase nove milhões de pessoas, Martí Batres, também disse no X que "sentiu um leve tremor" na cidade. Ele acrescentou que "até agora nenhum dano foi relatado".
Con epicentro en la frontera de Chiapas y Oaxaca y magnitud de 6.5 se sintió un temblor leve en la Ciudad de México. Hasta el momento no se registran daños.
O México registra intensa atividade sísmica porque está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, que liga a América à Ásia e onde ocorre a maioria dos terremotos no mundo.
Em 19 de setembro de 2017, um terremoto de 7,1 deixou 369 mortos, a maioria deles na Cidade do México, onde outro terremoto de 8,1 matou cerca de 10 mil pessoas em 1985.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.