Bandeiras da Suécia em frente ao Palácio Real de EstocolmoAFP
Suécia anuncia plano de proibir carros a gasolina ou diesel em partes do centro de Estocolmo
Iniciativa foi anunciada por Lars Strömgren, conselheiro de trânsito da cidade de Estocolmo
Estocolmo, capital da Suécia, anunciou planos de proibir carros a gasolina ou diesel em partes de seu centro para acelerar a eletrificação dos veículos, reduzir o ruído e melhorar a qualidade do ar. A iniciativa foi anunciada por Lars Strömgren, conselheiro de trânsito da cidade de Estocolmo.
A zona entrará em vigor em 31 de dezembro de 2024 e depois será prorrogada numa segunda fase em 2025. A área, composta por 20 quarteirões do centro da capital (um total 180 mil metros quadrados), permitirá apenas a circulação de veículos elétricos e veículos a gás de baixa emissão, informa a imprensa sueca.
A proibição também abrange transportes e táxis. No entanto, veículos ligados a cuidados de saúde, segurança e serviços comunitários são permitidos na zona, segundo reportagem do jornal sueco Svenska Dagbladet.
"Hoje em dia, o ar em Estocolmo faz com que os bebês tenham problemas pulmonares e os idosos morram prematuramente. Precisamos eliminar os gases prejudiciais de carros a gasolina e diesel. É por isso que estamos introduzindo a zona de baixa emissão mais ambiciosa até o momento.", disse Lars Strömgren ao anunciar o plano.
Com essa regulamentação, Estocolmo seria a primeira cidade da Suécia a aplicar a chamada "zona ambiental de classe 3", que limita essa circulação de veículos 24 horas por dia. O objetivo é ter no centro um tráfego livre de emissões até 2030.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.