ONU alerta que ajuda humanitária a Gaza terminará em 48 horas por falta de combustível
Segundo diretor da entidade, dois dos principais distribuidores de água potável pararam de trabalhar, algo que irá desabastecer cerca de 200 mil pessoas
Região de Rafaj. no sul de Gaza, é uma das mais atingidas pelo conflito entre Israel e Hamas - Mohammed ABED / AFP
Região de Rafaj. no sul de Gaza, é uma das mais atingidas pelo conflito entre Israel e HamasMohammed ABED / AFP
"As operações humanitárias em Gaza serão paralisadas nas próximas 48 horas, pois não se permite a entrada de combustível em Gaza", escreveu o diretor da UNRWA em Gaza, Thomas White, na rede social X.
The humanitarian operation in Gaza will grind to a halt in the next 48 hours as no fuel is allowed to enter Gaza.
De acordo com White, nenhum combustível entra em Gaza desde 7 de outubro e dois dos principais distribuidores de água potável pararam de trabalhar, algo que irá desabastecer cerca de 200 mil pessoas.
O direitor ainda afirmou que nas últimas três semanas, após estreita coordenação com o Governo de Israel, a UNRWA conseguiu acessar um grande reservatório de combustível na fronteira de Gaza com o Egíto, mas o depósito está atualmente completamente vazio.
A tough decision – fuel for a hospital or fuel to produce drinking water – both save lives
Segundo a UNRWA, os edifícios e instalações da ONU acolhem atualmente cerca de 780 mil pessoas deslocadas. A entidade também informa que uma hospedarias em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, sofreu danos significativos após ataques navais da Força Israelense no domingo, 12. O local foi evacuado antes de ser atingido e ninguém saiu ferido.
“Este recente ataque é mais uma indicação de que nenhum lugar em Gaza é seguro. Nem o norte, nem as áreas intermediárias e nem o sul. O desrespeito pela protecção das infra-estruturas civis, incluindo instalações da ONU, hospitais, escolas, abrigos e locais de culto, é uma prova do nível de horror que os civis em Gaza vivem todos os dias”, afirmou o Comissário-Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini.
A UNRWA informa partilha as coordenadas de todas as suas instalações na Faixa de Gaza com as partes em conflito. No mês passado foram registrados danos colaterais e diretos em mais de 60 instalações, com 66 pessoas mortas ou feridas, principalmente escolas que abrigam milhares de civis em toda a Faixa de Gaza.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.