Comitê Internacional da Cruz Vermelha intermedia passagem de refénsSaid Khatib/AFP

Israel confirmou neste domingo (26) que 14 reféns israelenses e três estrangeiros detidos na Faixa de Gaza pelo movimento islamista Hamas foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha em território palestino. A expectativa é que 39 prisioneiros palestinos sejam libertados por Israel.

"De acordo com informações recebidas da Cruz Vermelha, 14 reféns israelenses e três reféns estrangeiros foram transferidos para a Cruz Vermelha", declarou um comunicado militar, no terceiro dia de uma trégua entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, segundo um acordo que inclui também a libertação de prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses.
Hamas anuncia ter libertado refém russo
O Hamas anunciou neste domingo que libertou uma pessoa de nacionalidade russa que estava mantida como refém depois de ter sido sequestrada pelos seus combatentes em 7 de outubro em Israel e ter sido detida na Faixa de Gaza, sem revelar a sua identidade nem dizer quando foi libertada.

"Em resposta aos esforços do presidente russo, Vladimir Putin, e em gratidão pela posição russa em apoio à causa palestina, o Movimento de Resistência Islâmica Hamas libertou uma pessoa detida de nacionalidade russa", afirmou o grupo em comunicado.
Trégua
O cessar-fogo começou nesta sexta-feira e a negociação incluiu também a libertação de 50 reféns mantidos em cativeiro em Gaza desde 7 de outubro, em vários grupos durante os dias em que durar a trégua. Em troca, 150 prisioneiros palestinos em Israel serão libertados, de uma lista que inclui mulheres e menores de idade.
A trégua temporária acontece depois de quase sete semanas de conflito. A guerra eclodiu depois que combatentes do Hamas entraram em Israel vindos da Faixa de Gaza e lançaram um ataque que deixou 1.200 mortos, segundo as autoridades israelenses.
Conforme divulgado, na sexta-feira (24), foram libertados 13 reféns israelenses, enquanto no sábado (25), foram libertados 17 reféns, sendo 13 israelenses, e neste domingo (25), também foram libertados 17 reféns, sendo 14 israelenses. No total, 47 sequestrados no dia 7 de outubro já teriam sido libertados.
Enquanto isso, Israel permitiu a saída de 42 prisioneiros na sexta, e de 39 no sábado. Neste domingo, a expectativa é de que mais 39 prisioneiros sejam liberados.