Wang Yi reafirmou a posição contrária da China à independência de TaiwanReprodução

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que o país pretende "melhorar e desenvolver" relações com os Estados Unidos "de modo saudável, estável e sustentável", acrescentando que este é o interesse comum de ambos os países.
Segundo comunicado, o comentário foi realizado em ligação com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Blinken agradeceu Wang Yi pela visita à Embaixada dos EUA para expressar condolências pela morte do ex-secretário de Estado, Henry Kissinger.
"Kissinger sempre defendeu que a China e os EUA deveriam defender um ao outro, evoluir em conjunto e cumprir suas responsabilidades internacionais", comentou Wang, conforme a nota.
Os líderes discutiram sobre o estreito de Taiwan e Wang Yi reforçou a posição da China, pedindo que os EUA não interfiram ou apoiem quaisquer forças de "independência taiwanesa".
Eles também falaram sobre os conflitos no Oriente Médio, concordando em manter comunicação sobre o assunto e em promover a implementação de uma solução de dois Estados.