Presidente russo, Vladimir PutinAFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (14) que a paz apenas será possível na Ucrânia quando Moscou alcançar seus objetivos de "desmilitarização" e "desnazificação" do país vizinho.

"Haverá paz quando alcançarmos nossos objetivos. Eles não mudaram. Eu vou recordá-los sobre o que falamos: a desnazificação e a desmilitarização da Ucrânia, e o status de neutralidade", afirmou durante sua entrevista coletiva anual em Moscou.
Na mesma coletiva, Putin declarou que pode "avançar" apesar das sanções econômicas, o conflito na Ucrânia e o enfrentamento com o Ocidente.
Questionado sobre a resistência da economia às sanções, Putin disse que a há uma "margem de segurança suficiente" devido à "forte consolidação da sociedade russa", a "estabilidade do sistema financeiro e econômico do país" e o "aumento das capacidades militares" de Moscou.
Guerra protagonizada entre os dois países acontece desde fevereiro de 2022, quando o país liderado por Putin iniciou uma ofensiva em território ucraniano.