Ministro das Relações Exteriores da China, Wang YiAFP

O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, virá ao Brasil na próxima semana, depois de passar por quatro países africanos, anunciou nesta quinta-feira, 11, Pequim.
Em conferência de imprensa, a porta-voz da chancelaria chinesa, Mao Ning, anunciou que Wang Yi estará "no Brasil e na Jamaica de 18 a 22 de janeiro", embora não tenha especificado os dias exatos em que visitará cada um dos países.
Mao comentou que o Brasil e a Jamaica mantêm "posições iguais ou semelhantes em muitas questões regionais e internacionais".
"Aproveitaremos a oportunidade para fortalecer a confiança política recíproca com os dois países e aprofundar a cooperação amistosa e mutuamente benéfica em vários campos", acrescentou. Antes, Wang Yi visitará o Egito, Tunísia, Togo e Costa do Marfim de 13 a 18 de janeiro, segundo a porta-voz.
A visita de Wang ao Egito seguirá à feita nesta quinta-feira pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, focada em evitar uma extensão do conflito em Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.
A China tem sido historicamente simpática à causa palestiniana e defende uma solução de dois Estados para o conflito.