Região de Kharkiv (nordeste) foi uma das áreas atingidasAFP

Mais de 40.000 ucranianos ficaram sem energia elétrica nesta sexta-feira (2), em pleno inverno, após um novo ataque noturno russo com drones, informaram as autoridades locais.
O Exército ucraniano anunciou que derrubou 11 dos 24 drones explosivos de criação iraniana Shahed lançados contra as regiões de Dnipro e Kirovograd (centro), Kherson (sul) e Kharkiv (nordeste).
O governador da região de Dnipro, Serguii Lissak, informou que mais de 40.000 pessoas ficaram sem energia elétrica após um ataque com drones em Krivoy Rog.
Na região de Kharkiv, o governador Oleg Synegubov também relatou ataques noturnos com drones, foguetes e artilharia. Ele informou que 64 cidades da região estavam sem energia elétrica, mas sem revelar quantos moradores foram afetados.
A Ucrânia é alvo de ataques aéreos quase todas as noites por parte das forças russas. Dezenas de mísseis e drones atingem centros urbanos de maneira frequente.
Há vários meses, as forças ucranianas respondem com lançamentos de drones e mísseis contra a Rússia, que algumas vezes matam civis.
A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, reivindica a anexação de cinco regiões ucranianas. Começou com a Crimeia em 2014, seguida em 2022 pelas regiões de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson.