A tradicional malhação de Judas é celebrada neste Sábado de Aleluia, dia que antecede a Páscoa, em diversas cidades de países de cultura católica. O evento faz referência à traição do personagem bíblico a Jesus.
Um dos locais em que a celebração acontece é no município de Gómez Palácio, no interior do México. Os moradores da cidade irão se reunir no bairro Francisco Zarco e realizam desde a manhã deste sábado os preparativos para o evento.
A própria Igreja Cristo Rey, localizada no bairro, é uma das organizadoras. A Câmara Municipal de Gómez Palácio também ajuda na organização. Serão fornecidos banheiros químicos e serviços de limpeza urbana.
A tradição
Esta é uma prática cultural que ocorre em alguns lugares durante a Semana Santa, especialmente em países de tradição católica. Ela representa a punição ou o repúdio a Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus Cristo de acordo com a Bíblia. A malhação ou queima de Judas costuma acontecer no Sábado de Aleluia.
A tradição varia em diferentes regiões, mas geralmente envolve a criação de bonecos inflamáveis. Essas representações recebem socos e pauladas e, posteriormente, são incendiadas. Os bonecos usados na representação podem, dependendo do local, possuir forma demoníaca.
Com o passar dos anos, a tradição foi ficando cada vez menos popular, mas ainda é praticada em diversas cidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.