Região destruída após inundação de lava fria na IndonésiaReprodução / Internet
Heavy rains brought flash floods and landslides to West Sumatra #Indonesia claiming at least 41 lives #Flood #Sumatra #Landslide #Flashflood #Rain #Flooding #Viral #Weather #Climate pic.twitter.com/e8w3kvOpRQ
— Earth42morrow (@Earth42morrow) May 13, 2024
As cheias também bloquearam com lama as principais estradas da região e cortaram o acesso a outras cidades. "O mau tempo, as estradas danificadas e o acesso bloqueado por lama e detritos complicaram os esforços de socorro", disse o dirigente da Agência de Assistência a Catástrofes da Sumatra Ocidental, Ilham Wahab à Associated Press.
Em imagens da Agência Nacional de Busca e Salvamento é possível ver árvores arrancadas e uma grande quantidade de lama em aldeias da ilha.
A lava fria é a combinação do material vulcânico, como cinzas, areias e rochas. Como aconteceu na Indonésia, as fortes chuvas podem provocar a mistura e fazer com que ela se movimente ao longo de crateras.
A catástrofe aconteceu apenas dois meses depois que 26 pessoas morreram e 11 ficaram desaparecidas na mesma região devido a outro temporal, que provocou inundações e deslizamentos de terra No ano passado, uma erupção inesperada do monte matou 23 alpinistas.
As erupções do Marapi são difíceis de serem previstas, pois a sua fonte está próxima da superfície e ficam imperceptíveis aos sismógrafos. O vulcão está ativo desde uma erupção, em janeiro do ano passado, sem vítimas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.