Presidente da Rússia, Vladimir PutinPavel Byrkin / Pool / AFP
Rússia reivindica conquista de reduto ucraniano no leste do país
Lugansk é uma das quatro regiões da Ucrânia que Moscou afirmou ter anexado em 2022 e assumir o controle total da área é uma prioridade para o Kremlin
A Rússia reivindicou nesta segunda-feira, 20, a conquista da localidade ucraniana de Bilogorivka, uma das poucas áreas na região leste de Lugansk que estava sob controle de Kiev.
Lugansk é uma das quatro regiões ucranianas que Moscou afirmou ter anexado em 2022 e assumir o controle total da área é uma prioridade para o Kremlin.
"Como resultado das operações de combate, as unidades do grupo de tropas do sul libertaram completamente a localidade de Bilogorivka", afirmou o Ministério da Defesa russo.
Bilogorivka, que tinha uma população de 800 pessoas antes da guerra, era um símbolo da resistência ucraniana na região de Lugansk. As tropas ucranianas retomaram a localidade em 2022.
O Exército ucraniano enfrentou uma grande pressão nas últimas duas semanas devido a uma nova ofensiva russa na região de Kharkiv e à escassez de munições na frente de batalha.
Moscou, que iniciou a ofensiva na Ucrânia há mais de dois anos, afirma que registrou uma série de avanços na semana passada, inclusive fora da região de Kharkiv.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.