Presidente russo, Vladimir PutinAFP
Rússia lança mísseis e drones contra instalações energéticas na Ucrânia
Duas usinas termelétricas foram danificadas no ataque
A Rússia disparou um total de 100 mísseis e drones contra a Ucrânia durante a noite em instalações de energia em todo o país, disseram autoridades ucranianas neste sábado (1º).
“O inimigo lançou 53 mísseis de vários tipos e 47 drones de ataque”, disse a Força Aérea, que afirmou ter derrubado 35 dos mísseis e todos os drones, exceto um.
Duas usinas termelétricas foram danificadas no ataque, informou a empresa de energia DTEK, sem especificar sua localização.
"Foi mais uma noite extremamente difícil para o setor energético ucraniano. O inimigo atacou duas das nossas centrais térmicas. O equipamento foi gravemente danificado", afirmou a empresa no Telegram.
Desde que a invasão russa da Ucrânia começou, há dois anos, a Rússia lançou centenas de ataques aéreos contra instalações elétricas no país.
Segundo o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, a Rússia atacou instalações nas regiões de Donetsk, Dnipropetrovsk, Kirovograd, Ivano-Frankivsk e Zaporizhzhia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua vez, garantiu nas suas redes sociais que “o principal objetivo da Rússia é normalizar o terror, explorar a falta de defesa aérea suficiente e a determinação dos parceiros da Ucrânia”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.