Josep Borrell, chefe da diplomacia da União EuropeiaFrançois Walschaerts/AFP

A União Europeia (UE) convidou nesta quarta-feira (5) Israel para uma reunião do seu Conselho de Associação, quase oito meses após o início da guerra entre o grupo islamista palestino Hamas e o exército israelense, que provocou tensões nas relações bilaterais.
Em uma mensagem na rede social X, o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, anunciou que enviou "um convite ao ministro das Relações Exteriores Israel Katz para uma reunião ad hoc do Conselho de Associação UE-Israel".
Em sua mensagem, Borrell destacou que o convite foi decidido na semana passada durante uma reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países do bloco.
Uma fonte diplomática em Bruxelas comentou que, para poder realizar essa reunião, Israel ainda deverá dar seu acordo, e os 27 países terão que encontrar uma posição comum sobre a agenda a ser discutida.
Por isso, o convite da UE não inclui, por enquanto, uma sugestão de data para o encontro. Desde a ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza, os países da União Europeia não conseguiram esconder suas profundas divisões.
Nesse contexto, a Alemanha parece disposta a não fazer nada que possa afetar sua relação com Israel, enquanto Espanha e Irlanda reconheceram formalmente a Palestina como um Estado independente.