Registros nas redes sociais mostram a catedral de Rouen pegando fogoReprodução / X

O pináculo da catedral de Notre-Dame de Rouen, na Normandia, região administrativa ao norte da França, pegou fogo nesta quinta-feira (11). Ela estava interditada para restauro e coberta por um pano branco no momento do incêndio. Não foram registrados feridos. O fogo foi controlado por cerca de 70 bombeiros e 40 viaturas que trabalharam na operação.
O prefeito da cidade, Nicolas Mayer-Rossignol, afirmou, em sua conta no X (antigo Twitter), que a origem das chamas é desconhecida e que todos os recursos públicos foram mobilizados para combatê-las.
A construção da catedral de Rouen foi finalizada em 1506. Ela é considerada um ícone da arquitetura gótica e fez parte de mais de 30 pinturas do artista Claude Monet (1840-1926).
O incidente acontece cinco anos após a histórica Catedral de Notre-Dame de Paris ser atingida por um incêndio de grandes proporções, em 2019. Partes importantes da construção, como a cobertura, a armação e a torre conhecida como flecha, não resistiram às chamas. A expectativa é que ela seja reaberta no final de 2024.